O resíduo do refino de bauxita é uma opção para corrigir o solo, já que apresenta elevado pH e grande quantidade de hidroxilas (grupamentos OH) oriundos da adição de NaOH, para extração de alumínio. Ao mesmo tempo, tem como excesso, o sódio (Na), o qual dependendo da sua utilização, pode trazer consequências negativas na agricultura.
O estudo do efeito da correção de solo, com diferentes doses deste subproduto foi realizado em duas variáveis biométricas de cana-de-açúcar.
O ensaio foi instaurado em casa de vegetação e para desempenhá-lo foi aplicado em vasos de 8L. Após o cálculo da quantidade de solo, para uso nos vasos foram efetuadas as aplicações das diferentes doses de 0%, 2%, 4%, 6%, 8% e 10% do volume do vaso, referente ao resíduo do processamento da bauxita.
As quantidades de resíduo foram avaliadas por meio do método de saturação por bases. Na sequência da aplicação, o solo permaneceu por um período de 90 dias de incubação. Posteriormente foi novamente seco e peneirado (malha 20 mm). Em seguida foi adicionada os fertilizantes minerais, com base na interpretação da análise química do solo.
A medição da altura da planta foi calculada desde a superfície do solo até a extremidade da folha mais alta, com colarinho visível, medindo duas plantas por parcela, efetuada com trena graduada (cm) aos 115 dias do plantio das mudas (cana planta).
Já o diâmetro do colmo teve medição por meio do paquímetro digital, examinando as medidas do centro dos colmos da planta, a uma altura de 60 cm do solo utilizando três plantas, por parcela.
Os resultados comprovaram que para a variável biométrica altura de plantas, as diferentes doses não houve distinção entre si, em termos estatísticos. A maior altura foi obtida na dose de 4% (107,33 cm).
Enquanto o diâmetro do colmo, as doses de 2%, 4% e 6% foram superiores estatisticamente se distinguindo significativamente das demais doses.
O resíduo do processamento de bauxita demonstra o seu grande potencial para extensão de uso, embora seja essencial instalar e conduzir novos ensaios, em condições de campo para esta confirmação, acrescentando outras variáveis biométricas, as quais não foram examinadas no presente trabalho.